A Neoépica é a materialização do sonho de um grupo de alunos do curso de História variante Arqueologia da FCHS-UNL. Alunos que entre 1998 e 2002, estreitam laços de amizade que se prolongam com o convite do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Cascais para a realização de diversas intervenções arqueológicas no município ao longo de 2003, 2004 e 2005, entre as quais destacamos os trabalhos arqueológicos na Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e na Cidadela de Cascais desenvolvidos nesse período.
Estes trabalhos permitiram desenvolver uma relação em ambiente de trabalho, alicerçando metodologias e modos de trabalho em equipa e quando finda o projecto de Cascais, em meados de 2005, opta-se por dar continuidade à relação com a Neoépica.
Formada em Novembro de 2005, a Neoépica, teve numa primeira fase que se adaptar ao sector da minimização de impactes sobre o património, bem como a novas lógicas de trabalho. Com o alcançar de estabilidade e consolidação foi possível entre 2008 e 2013 crescer e participar em importantes projectos de âmbito nacional promovidos, por exemplo, pela EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., pela Parque Escolar, E.P.E. ou pelo Baixo Sabor - Bento Pedroso Construções e Lena ACE (Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor).
Orgulhosa da dedicação e respeito que nutre pelos seus clientes e colaboradores, que é a sua forma de proteger, divulgar e desenvolver o património histórico e arqueológico que é pertença de cada um de nós, nos últimos anos, e apesar do contexto de grave crise, a Neoépica tem evoluído e estendido a sua acção a todo o país. Olha para o futuro com força e ânimo, assente num trabalho onde a qualidade é o ponto central dos seus projectos.